As dicas da OMS para não ‘pirar’ de preocupação com o coronavírus
À medida que as autoridades em todo o mundo anunciam medidas de quarentena, restrições e orientações para tentar conter o avanço do novo coronavírus, é normal que mais pessoas se sintam assustadas ou estressadas diante de tantas notícias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (10) um relatório com recomendações para evitar o estresse que o avanço da doença pelo mundo está causando na população.
A doença Covid-19, que pode causar febre, tosse e problemas respiratórios, está se espalhando pelo mundo e já afetou mais de 114 mil pessoas.
As considerações da OMS foram elaboradas pelo Departamento de Saúde Mental da entidade, como forma de ajudar no apoio ao bem-estar mental e psicológico durante o surto do coronavírus.
Veja as principais sugestões da OMS de cuidados para evitar que a prevenção contra a covid-19 prejudique sua saúde mental:
Não associe a uma nacionalidade ou etnia
A Covid-19 pode atingir pessoas de muitos países, em muitas localizações geográficas diferentes. Não associe o vírus a uma nacionalidade ou etnia. Seja empático àqueles que foram afetados, qualquer que seja a nacionalidade deles: as pessoas que ficarem doentes não fizeram nada errado.
Chame da maneira correta
Não se refira às pessoas com a doença como “casos de Covid-19”, ou “vítimas”, ou “doentes”. Eles são “pessoas que têm Covid-19”, ou “pessoas que estão sendo tratadas por Covid-19”, “pessoas que estão se recuperando da Covid-19”, e depois de se recuperarem suas vidas vão continuar com seus trabalhos, famílias e entes queridos.