• Material

Sangue total EDTA

• Rotina

Diária

• Resultado

24 horas

• Coleta

Jejum não necessário.

• Interpretação

Uso: monitoramento de controle glicêmico diabético. A glicose liga-se de forma irreversível e não enzimática a uma série de proteínas e à hemoglobina (por rearranjo de Amadori), que se torna glicosilada. A dosagem da fração HbA1c permite a avaliação de longo prazo do controle glicêmico. O prazo avaliado é de cerca de 90 dias; níveis inferiores a 6,5% são associados a um bom controle glicêmico. A determinação de HbA1c por cromatografia líquida de alta pressão diminuiu em muito a possibilidade de interferências nos resultados.

• Referência

Hemoglobina Glicada – Hb SA1c
1. Normal: Inferior a 5.7%
2. Risco aumentado para Diabetes Mellitus: 5,7 a 6,4%
3. Diabete Mellitus: Igual ou superior a 6,5%
Para o diagnóstico de Diabetes Mellitus a dosagem de HbA1c deve ser confirmada com novo exame em dia diferente, exceto se houver hiperglicemia inequívoca com descompensação metabólica aguda ou sintomas clássicos da doença. A Associação Americana de Diabetes recomenda como meta para o tratamento de pacientes diabéticos resultados de HbA1c iguais ou inferiores a 7%.

Conforme recomendado pela American Diabetes Association (ADA) e European Association for the Study of Diabetes (EASD), estamos liberando cálculo da glicose média estimada (GME). Este cálculo é obtido a partir do valor de HbA1c através de uma fórmula matemática baseada em uma relação linear entre os níveis de HbA1c e a glicose média sanguínea. Será liberado quando HbA1c for igual ou superior a 5,5%