• Material
Sangue
• Rotina
Diária
• Resultado
48 horas
• Coleta
Jejum não necessário.
• Interpretação
Os anticorpos contra Tripanosoma cruzi surgem logo após a infecção, atingem níveis elevados e podem persistir, juntamente com a infecção, durante muitos anos, embora o parasita esteja localizado dentro das células do hospedeiro. Recomenda-se mais de um teste para o diagnóstico e valoriza-se, para fins diagnósticos, a pesquisa de anticorpos específicos positiva em todos os testes utilizados. Quando a reação é positiva somente em um dos métodos a valorização do resultado dependerá dos antecedentes epidemiológicos, exame físico e exames complementares como eletrocardiograma e RX. Indicação: Auxílio no diagnóstico da doença de Chagas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) devem ser avaliados dois métodos diferentes para o diagnóstico laboratorial de doença de Chagas. A IgM é utilizada no diagnóstico da fase aguda da doença. Interpretação clínica: Valoriza-se, para fins diagnósticos, a pesquisa de anticorpos específicos positiva em todos os testes utilizados pode haver reação cruzada com o antígeno da Leishmania.
• Referência
Triagem CMIA:
Não Reagente – Ausência de anticorpos
Reagente – Presença de anticorpos
Confirmatória Imunofluorescência (IFI):
Não reagente – Ausência de anticorpos
Reagente – > ou = 1/40, indica a presença de anticorpos IgG, significa uma infestação pregressa ou atual, observar IgM.
Todas as amostras serão triadas pelo método Imunoensaios Quimioluminescente de Micropartículas (CMIA), ensaio totalmente automatizado, apresenta uma sensibilidade 99,85% e especificidade 99,99%.
O CMIA substitui os métodos de hemaglutinação passiva e Enzimaimunoensaio (IgG). Resultados Indeterminados/Reagentes serão confirmados pela técnica de Imunofluorescência Indireta (IgG).
CMIA Inconclusivo com IFI (IgG) Não Reagente: Resultados discordantes entre o teste Imunoensaios Quimioluminescente de Micropartículas e Imunofluorescência Indireta podem representar reação falso-positiva ou amostra com baixa reatividade.
CMIA Reagente com IFI (IgG) Não Reagente: Estes resultados devem ser analisados em conjunto com dados epidemiológicos e clínicos. Sugerimos a critério médico a repetição do exame em 30 dias.
CMIA Não Reagente: não é aplicável a realização do exame confirmatório por IFI.
Estes resultados devem ser analisados em conjunto com dados epidemiológicos e clínicos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), preconiza-se que resultados Reagentes/Indeterminados devem ser avaliados por dois métodos diferentes para o diagnóstico laboratorial de doença de Chagas.