• Material

Urina

• Rotina

Diária

• Resultado

6 dias

• Coleta

Documento obrigatório: REQ02602 Questionário Controle de Custódia Teste de Triagem de Drogas de Abuso e Substâncias Psicoativas. Coletar a amostra de maneira assistida (coleta realizada na presença do coletador durante a micção) em FRASCO DE URINA COM LACRE (fornecido pelo laboratório); preencher o questionário disponível para

• Interpretação

Exame destinado a pesquisar abuso de cocaína. A cocaína é uma droga de abuso, ingerida sob várias formas, amplamente distribuída pelo mundo, e utilizada por todas as classes sociais. Funciona como um estimulante do sistema nervoso central. Os efeitos da droga iniciam poucos minutos depois do uso, e atingem pico em cerca de 15-30 minutos. Na forma pura, a cocaína tem uma meia vida de 1-2 horas, mas seu metabólito benzoilecognina apresenta meia vida de 7-9 horas, podendo ser detectado na urina a partir de 2-3 horas do uso até 3 a 5 dias. Existe considerável variabilidade em relação ao período em que se podem detectar os metabólitos da cocaína após o último contato com a droga. Fatores como peso, ingestão de líquidos, contumácia e uso de outras substâncias podem interferir, contribuindo para aumentar ou diminuir a capacidade de detecção. Em usuários da droga, é possível a detecção até 12 dias após o último uso. Sinônimos: Merla, Crack Indicação: avaliação de uso agudo ou crônico de cocaína. Interpretação clínica: A excreção sofre a influência de diversos fatores relacionados a substancia pesquisada, como uso agudo ou crônico e dose, e de condições inerentes ao paciente, como hidratação. Resultados positivos obtidos em testes de triagem devem ser interpretados com cautela, e, na ausência de correlação clinico laboratorial, deverá ser empregada a metodologia confirmatória.

• Referência

• Cocaína: Negativo
• Nível de Decisão: 150 ng/mL
• Creatinina: 50,0 a 300,0 mg/dL
Nota: Resultados da detecção de drogas em amostras de urina, sofrem influência de diversos fatores relacionados a substância pesquisada, a metodologia empregada, a condições inerentes ao paciente, além da própria amostra utilizada. Resultados positivos obtidos em testes de triagem devem ser interpretados com cautela, e, na ausência de correlação clínico laboratorial, deverão ser empregadas metodologias confirmatórias. Teste enzimático qualitativo para metabólitos da Cocaína e seus derivados (Crack, Merla e Oxi).